Júpiter e Terra: Quais são as semelhanças? Descubra

Publicidade

O artigo de hoje é especial para quem gosta de ciência. Ou melhor, para quem acompanha tudo sobre astronomia. Isso porque, temos aqui informações muito curiosas sobre os planetas Júpiter e Terra.

Portanto, descubra, a seguir, quais são as diferenças e as semelhanças entre esses dois planetas do nosso Sistema Solar.

Júpiter e Terra: as diferenças entre os dois planetas

Júpiter é um planeta gasoso, cuja atmosfera é composta majoritariamente por hidrogênio e hélio. Por outro lado, a Terra é um planeta rochoso com atmosfera formada basicamente por oxigênio, nitrogênio e vapor d’água.

Além das diferentes composições,  a Terra possui circunferência 11 vezes menor do que Júpiter, que, por sua vez, está cinco vezes mais distante do Sol em relação à Terra.

O que os dois planetas tem em comum?

Planeta Júpiter por NASA
Foto: NASA

Apesar das diferenças, um artigo publicado na revista Nature Communications revela que os planetas apresentam algumas semelhanças. A descoberta feita pela equipe de pesquisadores da República Tcheca, Japão e Estados Unidos mostra que os relâmpagos se iniciam da mesma maneira em ambos os planetas.

Leia também: Assista sua cidade via satélite.

O movimento que advém do calor de Júpiter cria campos elétricos, que, assim, como a Terra, faz com que os relâmpagos saltem entre eles em meio à decomposição dos campos. Contudo, a diferença é que na Terra esse fenômeno ocorre nos trópicos, enquanto que em Júpiter, ele ocorre nos polos.

A sonda Juno da NASA detectou sinais de rádio de relâmpagos em Júpiter, que possuem degraus de canais semelhantes aos da Terra. Além disso, as velocidades dos relâmpagos são parecidas nos dois planetas.

Gostou de saber mais sobre esses dois planetas? Então continue acompanhando nosso conteúdo aqui no É Verdade.