Bahia antecipa vacinação contra febre aftosa e busca selo internacional: entenda os impactos

Publicidade

A febre aftosa é uma doença que pode gerar grande impacto no agronegócio. Por isso, o governo da Bahia estuda antecipar a vacina como forma de prevenção.

Quer saber mais sobre a vacinação contra febre aftosa? Confira o que sabemos sobre esse assunto.

Afinal, como será a vacinação contra febre aftosa?

Em primeiro lugar, é bom destacar que a antecipação da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia representa mais do que simplesmente um procedimento de rotina na proteção dos rebanhos.

Afinal, é um marco histórico que simboliza o compromisso incessante dos produtores e das autoridades agropecuárias com a saúde e a segurança do setor.

Dessa forma, com a conclusão de 146 ciclos de imunização, o estado demonstra sua capacidade de liderança e seu papel fundamental na manutenção da sanidade animal no Brasil.

Além disso, a suspensão da vacinação a partir de maio traz consigo uma série de vantagens econômicas e estratégicas para a Bahia. Por outro lado, o futuro da pecuária baiana parece promissor.

Bahia antecipa vacinação contra febre aftosa: entenda impacto para o agronegócio ( Imagem: Freepik)
Bahia antecipa vacinação contra febre aftosa: entenda impacto para o agronegócio ( Imagem: Freepik)

Afinal, o futuro do agronegócio inclui:

  • uma economia direta estimada em 100 milhões de reais por ano em custos com vacinas e manejo do rebanho,
  • além da ampliação do parque agroindustrial e
  • a abertura de novos mercados de exportação

Além disso, à medida que avançamos em direção à “Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”, podemos vislumbrar um horizonte de oportunidades.

Isso porque, devem surgir muitos ramos para o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio baiano.

Dessa forma, com o apoio contínuo do setor produtivo e o compromisso das autoridades, o futuro será mais seguro e próspero para a pecuária na Bahia. Que essa campanha não apenas marque o fim de um ciclo, mas também o início de uma nova era de progresso e excelência no campo agropecuário do estado.

Vacinação na Bahia: Um histórico de sucesso

Desde 1968, os produtores locais têm vacinado seus rebanhos, contribuindo para que, nos últimos 20 anos, a Bahia registrasse índices vacinais acima dos 90%, conforme exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Esse desempenho posiciona o estado como o sétimo no ranking nacional em termos de vacinação contra a febre aftosa.

A importância da campanha atual

Nessa etapa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) busca alcançar a marca de 100% dos rebanhos vacinados. Os produtores terão até 17 de maio para declarar a vacinação e informar a localização das propriedades.

Vale destacar que o esforço conjunto entre a Adab e o setor produtivo possibilitou a suspensão da vacinação a partir de maio deste ano, conforme chancela do Mapa.

Perspectivas futuras

A suspensão da vacinação a partir de maio traz consigo uma série de benefícios, incluindo uma economia direta estimada em cerca de 100 milhões de reais por ano em custos com aquisição de vacinas e manejo do rebanho.

Além disso, espera-se uma ampliação do parque agroindustrial e a agregação de valor às exportações com a abertura de novos mercados.

Zona livre de febre aftosa sem vacinação

Além da vacinação, equipes da Adab já estão realizando vigilância sorológica para demonstrar a ausência do vírus na Bahia.

Essa ação é parte do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) em 2024, com o objetivo de pleitear a “Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia representa um marco histórico na defesa agropecuária do estado, refletindo o compromisso e a eficácia das políticas de saúde animal.

Com a colaboração do setor produtivo e o apoio da Adab, a Bahia caminha rumo a novas conquistas e à consolidação de uma pecuária cada vez mais sustentável e competitiva.

Veja também: Calvos em alerta! Burger King oferece Whopper grátis para carecas em drive-thru: confira as regras da promoção

Assim, agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só seguir essas dicas e aproveitar!

Continue navegando com a gente!