Publicidade

Você sabe como se formam as cores dos fogos de artifício?

Você já parou para pensar no que está por trás das cores dos fogos de artifício? Essa é uma questão que talvez desperte a curiosidade de algumas pessoas e vamos te ajudar com certas respostas neste artigo.

Dessa forma, aqui vamos te explicar como se formam as cores e outras curiosidades. Por isso, continue lendo este artigo e saiba mais.

Publicidade

Você sabe como se formam as cores dos fogos de artifício?

Primeiro, é preciso entender que algumas substâncias costumam fazer parte da composição dos fogos de artifício. Entre elas estão os sais de metal. São eles os responsáveis por adicionar cores brilhantes durante a explosão.

Publicidade

Alguns elementos químicos presentes no produto trazem justamente cores diferentes ao serem queimados: o vermelho pode vir do carbonato de estrôncio, o laranja do cloreto de cálcio, o amarelo do nitrato de sódio, entre outros.

Verde e vermelho

O portal LiveScience entrevistou Paul Nicholas Worsey, especialista em fogos de artifício e professor de mineração e engenharia nuclear na Universidade de Missouri. Durante a conversa, ele afirmou que verde e vermelho são cores mais fáceis de criar, diferentemente do azul.

Publicidade

Ainda de acordo com especialistas, quanto mais sais de metais, mais explosão de cores. Há outra explicação interessante em reportagem do portal MentalFloss. Ademais, o texto descreve que o aparecimento de uma segunda cor nos fogos significa a queima de uma camada externa, atingindo um novo sal de metal.

Leia também: Os melhores apps de papéis de parede animados

E aí, gostou dessas curiosidades sobre as cores dos fogos de artifício? Para outros conteúdos assim, siga acessando o É Verdade.