Publicidade

5 dicas para prevenir a pressão alta

A pressão alta traz vários riscos à saúde. Isso já sabemos! Mas você sabe como prevenir a doença? Então, precisa conferir essas dicas. Afinal, dá para fazer isso de um jeito mais simples com alguns passos.

Por isso, veja agora como prevenir a pressão alta e viver melhor. Confira!

Afinal, como prevenir a pressão alta

5 dicas para prevenir a pressão alta ( Imagem: Freepik)
5 dicas para prevenir a pressão alta (Foto: Freepik)

Você sabia que a pressão alta é a causa do adoecimento de muitas pessoas em todo o mundo? Afinal, ela pode gerar problemas no coração, entre outras situações mais graves. Vale destacar que a hipertensão é a doença que causa o aumento da pressão sanguínea nas paredes das artérias do corpo humano.

Publicidade

Dessa forma, se você quer ficar longe de todo esse mal e viver melhor, confira as dicas que preparamos para você.

5 melhores dicas para prevenir hipertensão

Para cuidar da saúde e afastar a pressão alta, profissionais da área da saúde listam cinco dicas, que englobam tanto a parte física quanto a mental.

Se exercite regularmente

Em primeiro lugar, manter os exercícios físicos em dia, além de fazer bem ao corpo, também ajuda você a cuidar da mente.

Publicidade

Levando em consideração que a pressão também sobe por questões emocionais e estresses diários, ter como hábito fazer exercícios físicos pode ajudar você em dose dupla.

Assim, você mantém o peso adequado e alivia a pressão do dia a dia.

Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os indivíduos pratiquem ao menos 150 minutos de atividade física intensa por semana para a manutenção da saúde do organismo.

Evite cigarro e álcool

Cigarros e bebidas alcóolicas fazem mal ao organismo de qualquer ser humano. Dessa forma, se você tiver esses hábitos na sua vida, uma boa pedida é reduzir até que consiga parar de vez.

Certamente a sua qualidade de vida e a sua pressão arterial agradecem.

Inclua alimentos ricos em fibras

Em seguida, é bom incluir uma dieta balanceada para prevenir o surgimento da pressão alta.

Publicidade

Afinal, quando o corpo está com as taxas do exame de sangue elevadas, o risco para o surgimento não apenas dessa mas também de outras doenças é maior.

Por essa razão, evite ingerir alimentos industrializados e aumente o consumo de legumes, verduras e frutas para uma vida mais equilibrada e saudável.

Não exagere no sal e na gordura

Em seguida, é bom maneirar no sal. Isso porque, ele é um poderoso elevador de pressão.

Nesse sentido, é bom destacar que, existem diversos alimentos que contém uma quantidade elevada de sódio.

Dessa forma, um cuidado que você pode ter é verificar na embalagem dos alimentos qual a dosagem que ele possui de sódio.

Afinal, essa é uma fonte de sódio que também prejudica a sua saúde e que nem todas as pessoas estão atentas.

Cuide da saúde mental

Entre as boas práticas, está a atenção especial à saúde mental. Leia bons livros, se relacione com pessoas que te façam bem, dê uma atenção especial aos momentos de lazer.
Como dito anteriormente, a prática regular de atividade física e também o cuidado com a alimentação, são bons aliados nesse quesito e ajudam a combater e prevenir a hipertensão.

Veja também: Aplicativo para descobrir o nome das plantas

Por isso, agora que você sabe como prevenir a pressão alta, é só seguir essas dicas para viver com mais saúde.

Continue navegando com a gente!