Aplicativo te mostra se tem catarata no olho

Publicidade

A medicina e as demais áreas da saúde vêm fazendo muitos avanços no sentido de melhorar a vida das pessoas, obter diagnósticos e até mesmo buscar a cura para doenças. Um exemplo disso é o Peek, um aplicativo que tem como objetivo identificar a catarata nos olhos de pacientes. 

Por meio desta ferramenta, portanto, o médico terá condições de examinar o olho do paciente utilizando tão somente um smartphone. Isso permitirá, portanto, que indivíduos que residem em áreas remotas possam passar por avaliações oftalmológicas sem, necessariamente, terem de se deslocar até os grandes centros. 

Quer saber mais sobre esta pesquisa inovadora e revolucionária? Então, continue lendo este artigo!

O que é o aplicativo que detecta catarata?

Peek é o acrônimo para Portable Eye Examination Kit. Em tradução literal, isso significa kit de exame ocular portátil. A tecnologia faz parte da pesquisa de Andrew Bastawrous, pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. 

Esta é uma ferramenta cujo objetivo é o de identificar a presença de catarata nos olhos de pacientes sem que eles tenham, necessariamente, de deixar suas casas e se deslocar para a realização do exame. 

Com  isso, o estudioso almeja que pacientes que vivem em regiões remotas, com pouco ou nenhum acesso aos grandes centros, que dispõem de tecnologias avançadas para a detecção de doenças oculares, como é o caso da catarata. 

Como o Peek funciona?

O funcionamento desta ferramenta é bastante simples. O Peek manterá o led do celular acionado e o médico irá aproximar o aparelho do olho do paciente. Com isso, será possível examinar o fundo de seu olho a fim de detectar a catarata. 

Além disso, por meio do Peek, é possível verificar se o paciente necessita usar óculos. Da mesma forma como os exames realizados no consultório médico, o aplicativo possibilita que o paciente visualize, na tela, uma sequência de letras, números e imagens em tamanhos diferentes a fim de avaliar a acuidade visual do paciente.

O app permite, ainda, que o médico registre as informações do paciente, como nome, idade e local de residência, sem falar nos dados diagnósticos obtidos nos exames. Com isso, ele pode ter fácil acesso a esses registros, além de compartilhar com outros profissionais se necessário. 

Aplicativo te mostra se tem catarata no olho
Foto: Reprodução/X @PeekTeam

Aplicativo passa por testes no Quênia

A ferramenta capaz de detectar a catarata nos olhos dos pacientes está passando por testes em localidades como comunidades no Quênia. Em virtude da falta de acesso e logística para comparecer presencialmente às consultas, a técnica se mostra muito vantajosa e acessível. 

Deste modo, os profissionais comparam as imagens que obtêm a partir dos testes do Peek com os exames realizados com equipamentos oftalmológicos profissionais a fim de verificar a precisão do app. 

É claro, no entanto, que de nada adianta fazer testes e obter diagnósticos se o tratamento adequado não for realizado. Ademais, de nada adianta tudo isso se não houver fácil acesso a esses tratamentos e a uma cirurgia. 

Entretanto, ao obter o diagnóstico, fica muito mais fácil encaminhá-los para uma cirurgia. 

Para ter mais informações sobre o Peek e as pesquisas que vêm sendo realizadas, acesse o site oficial

Leia também: Menina recebe o remédio mais caro do mundo e consegue milagre

Quer conferir mais curiosidades e notícias como esta? Então, continue navegando no É Verdade!